CONHEÇA CORDISBURGO PART.01
Publicado em 18/02/2013
 
Portal Grande Sertão

- Localizado na Praça Miguilim, foi idealizado para ser extensão do Museu Casa Guimarães Rosa e marco da entrada para o sertão mineiro, representando para os habitantes e os visitantes do município de Cordisburgo, o cenário da alma de Guimarães Rosa. Criação e execução do artista Léo Santana, o Portal, é composto por representações de figuras humanas, esculpidas em bronze. São seis sertanejos,tipicamente trajados e montados em cavalos, saudados pelo escritor. A cena é emoldurada por um pórtico em metal, de grandes proporções. Inaugurado dia 27 dejunho de 2010, é fruto da parceria do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura/ Superintendência de Museus e a Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa/ AAMCGR, com a participação da Prefeitura Municipal de Cordisburgo.





Zoológico de Pedras Peter Wilhelm Lund - Rua Governador Valadares (Praça Otacílio Negrão de Lima) - Partindo do receptivo turístico (entrada da cidade), seguir no sentido da Capela de São José e entrar na quinta rua à direita, Rua Governador Valadares. Seguir em frente depois do cruzamento com a linha ferroviária. O Zoológico de Pedras é um espaço de lazer para a comunidade; assemelha-se a uma praça com um coreto, árvores (indicadas por placas quanto a espécie e nome), canteiros em bom estado de conservação e bancos e mesas de ardósia. O seu diferencial é a exposição de réplicas de animais do período Pleistoceno, confeccionadas com telas, areia e cimento: uma preguiça gigante, tatu gigante, tigre dente-de-sabre, toxodonte, preguiça pequena e mastodonte. O zoológico é uma homenagem ao cientista dinamarquês Peter Lund, estudioso da Gruta do Maquiné e considerado o pai da paleontologia brasileira. O local é indicado por uma placa com a logomarca da Prefeitura Municipal. Existe um orelhão próximo ao zoológico.




Capela do Patriarca São José

Rua São José (Praça Eucides Lins) – Centro - CEP: 35780-000 – Cordisburgo Informações: (31) 3715-1425 - Acesso: Partindo do receptivo turístico (entrada da cidade), seguir no sentido da Capela de São José, estrada para Curvelo. A construção da capela é tida como marco inicial do povoamento da cidade; suas características arquitetônicas e o material construtivo a situam entre as edificações religiosas de pequeno porte do período colonial de Minas Gerais. As edificações vizinhas são de pequeno porte, o que permite que a capela se destaque com sua beleza singela. Construída em estrutura autônoma de madeira, possui partido simplificado, apresentando o corpo da Nave conjugado com a Capela-Mor que se soma aos dois volumes menores das laterais que forma a sacristia e uma capela lateral. O frontispício é tradicional com cunhais aparentes pintados de azul que contrastam com a pintura branca sobre o reboco de alvenaria. No corpo principal, abre-se uma ampla porta encimada por duas janelas situadas na altura do coro. A sacristia e a capela lateral recebem, cada uma, uma porta menor o que amplia os acessos ao interior. A porta principal recebe duas folhas almofadadas enquanto que as outras portas e janelas possuem duas folhas de madeira. Dois sinos ficam suspensos nas vergas ogivais da janela do Frontispício. No interior da capela, o piso é trabalhado em tabuado corrido com tábuas largas que se encontram bem conservadas.

No ano de 1999, a capela sofreu uma reforma devido ao precário estado em que se encontrava. O asfalto próximo à capela apresenta buracos e a Praça da Criança Miguilim (ao lado) está descuidada. O telefone fornecido para informações é o do Museu Casa Guimarães Rosa. Todos os dias às 15h acontecem as rezas, nos terceiros domingos dos meses às 8 h e todas as quartas às 19 h há missa. Para visitar a capela em outro horário, é necessário entrar em contato com a Sra. Maria da Luz através do museu para pedir para abri-la. Acontecem muitos casamentos no templo.

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus

Rua Frei Estevam, 350 – Centro – CEP: 35.780-000 – Cordisburgo – MG - Informações: (31)3715-1372 - Acesso: Partindo do receptivo turístico, na entrada da cidade (Rua São José), entrar na primeira rua à direita (Rua Frei Leônidas), que fica próxima a um posto de gasolina. Em seguida, virar na segunda rua à esquerda.

A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus foi construída entre 19/05/1884 e 20/05/1894 pelo Padre João de Santo Antônio, quando da criação do povoado, porém da construção original, não restou muita coisa. A nova construção em estilo eclético, realizada em meados do século XX, guarda da formação inicial as torres frontais e a pia batismal em que foi batizado o escritor João Guimarães Rosa. Como em todas as Igrejas construídas no período citado, situa-se em local elevado no centro de Cordisburgo dando uma visão ampla do município.

A igreja é aberta à visitação gratuita, para a qual não há restrições, a não ser o bom senso por ser um ambiente de manifestação religiosa e quanto à entrada de grupos maiores.

Fonte: Fundação Maquinetur
Site: www.grutadomaquine.tur.br
 
Voltar
 
Entrar em contato via WhatsApp!