Quem deve avaliar um imóvel?
Publicado em 02/05/2013
 
Hoje o corretor de imóveis é habilitado por lei a realizar avaliação imobiliária



Avaliar um imóvel é uma das tarefas do corretor de imóveis, mas constantemente este profissional se depara com situações inusitadas. O corretor de imóveis Rodrigo Barreto explica as precauções do consumidor na hora de contratar um profissional para lidar com imóveis.



O primeiro caso, e mais comum, é o do cliente que escuta opiniões de pessoas não habilitadas legalmente para dar um parecer técnico e profissional sobre determinados assuntos. Este é o momento em que familiares, amigos, opinam sobre os valores para a venda do imóvel. Ao se deparar com estas situações, de acordo com Barreto, o corretor de imóveis deve “expor todos os detalhes necessários para uma avaliação técnica, o que certamente o diferirá dos demais pseudocorretores”.



Corretor pode sim avaliar imóveis



“Se um carro precisa de revisão devemos procurar um mecânico, não um mestre de obras; se uma casa necessita passar por reformas devemos procurar um profissional da construção civil, não um médico; da mesma forma, na hora de avaliar, vender ou alugar um imóvel devemos procurar um corretor”, complementa o especialista, em seu blog.



Hoje o corretor de imóveis é habilitado por lei a realizar avaliação imobiliária. João Teodoro da Silva, presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) salienta ao portal Sala do Corretor que “O texto está plenamente em vigor e não há mais o que discutir sobre a competência ou não da nossa categoria para exercer essa atividade. Após uma longa batalha jurídica nos tribunais brasileiros, está ratificado: somos e estamos aptos a prestar mais estes serviços à sociedade brasileira”, afirma João Teodoro.



Lei



Sobre a regulamentação da lei referente ao corretor avaliar o preço de um imóvel, o portal afirma que o artigo 3º da Lei nº 6.530/1978, que regulamenta a profissão de corretor de imóveis, determina: “Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”.



Porém, para que o profissional da área imobiliária possa emitir parecer de avaliação de um imóvel é preciso realizar cursos específicos. “Somente após essa complementação na formação profissional, o corretor de imóveis pode se cadastrar no CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis, para realizar avaliações de imóveis”, informa o portal Sala do Corretor.



Fonte: Redimob
 
Voltar
 
Entrar em contato via WhatsApp!